EXPO URUGUAI SUSTENTAVEL E O I.A.E. CHUY

PRESS WORKERS

Atividades extracurriculares para julho, setembro e outubro no I.A.E.Chuy

Juan José Fitipaldo Bianchi, Diretor do Instituto de Alta Especialização de Soriano, que destacou que a Universidad del Trabajo del Uruguay tem nove centros desse tipo em todo o país, sendo o de Chuy um deles, voltado para a formação e educação ambiental.

É co-gerida pela Administração Nacional de Educação Pública e pelo Ministério do Meio Ambiente, para gerar novas capacidades técnicas em gestão ambiental, a serem desenvolvidas tanto no setor público quanto no privado.

O Instituto de Alta Especialização de Chuy visa formar profissionais técnicos altamente competentes na área, com o objetivo de desenvolver as habilidades necessárias para identificar e resolver problemas ambientais, fornecendo ferramentas em linha com os desafios das transformações produtivas vindouras.

Os IAE’s fazem parte do plano de desenvolvimento educacional 2020-2024 da ANEP para treinamento profissional altamente especializado, de acordo com as demandas dos setores produtivos e suas necessidades de treinamento. São instituições estratégicas, na medida em que articulam a educação tecnológica terciária com os sistemas produtivos.

A oportunidade também foi propícia para conversar com a Sra. Gissel Duran, coordenadora do Ministério do Meio Ambiente, através da qual pudemos saber que, até o final de julho (mais precisamente na sexta-feira 29), está prevista uma atividade na IAE Chuy, que incluirá a presença de uma referência ambiental internacional, para que os interessados possam descobrir e aprender sobre diferentes aspectos do treinamento ambiental em nível global.

Estas atividades extracurriculares continuarão em setembro e outubro, como forma de tornar o centro conhecido local e regionalmente, além do trabalho de ensino técnico que está sendo realizado em preparação para o lançamento oficial dos cursos para o próximo ano acadêmico de 2023.

É bom saber que uma região importante do país, como Rocha e Uruguai Oriental, está começando a ganhar relevância em termos de educação ambiental, já que não é apenas um lugar sustentável por natureza, mas também tem aspectos positivos como sua ampla e rica costa oceânica, bem como a proximidade não menos importante com o vizinho Brasil.

Richar Enry Ferreira

(Suporte de vídeo: César Gamarra)

 23 total views,  1 views today

Produtor e documentalista, investigador, escritor, jornalista e amigo da natureza.

error: Content is protected !!