MEDIDAS PARA QUILEIROS E FREE SHOP

PRESS WORKERS

«Justiça é tratar igual a os iguais

e desigual a los desiguais» (Aristóteles).

Durante anos ou décadas, vimos funcionários públicos em áreas dedicadas ao controle e repressão de fronteiras realizar apreensões de mercadorias e veículos, deter e levar à justiça os envolvidos – que pelo menos estão registrados como criminosos, desde que não acabem perdendo o direito à liberdade ou à própria vida -, pelo qual muitas vezes perseguem, disparam e até matam cidadãos só porque fogem com mercadorias “contrabandeadas” (conceito tão arcaico quanto desatualizado no mundo globalizado a partir de hoje).
Agora, quando vemos esta notícia, https://www.telenoche.com.uy/nacionales/aduana-de-rivera-incauto-mas-de-8000-botellas-de-cerveza-y-whisky, que nasceram, nós crescemos ou vivemos na fronteira e sabemos quais são as desigualdades sociais nas áreas de fronteira, as desigualdades judiciais e a coragem daqueles quilombolas que historicamente carregaram a pé, a cavalo, de bicicleta, de motocicleta, de caminhão ou mesmo de carrinho de mão, alguns quilos de mercadoria para revender, a indignação renasce dentro de nós sabendo que ao contrário deles, neste caso “nada acontece”.
Certamente o free shop que vendeu aquela carga não será legalmente sancionado, apesar de viver e comercializar dentro dos limites do país, com uma regulamentação que o privilegie; seu negócio não será fechado, porque os uruguaios que ali trabalham não podem perder o sustento de suas famílias; E a sociedade anônima que se beneficia dessa venda irregular volumosa e organizada também não vai pagar como os nossos quileros, porque certamente não tem nem escritório no país, ou pior, pode ser formada por capitais de sócios do o próprio poder público. Em suma, alguns são medidos com uma medida diferente de outros.
Mas isso não é apenas injusto, não parece ser o melhor caminho a seguir. De facto, com as actuais condições, não temos visto na fronteira cidadãos mais instruídos, com melhor qualidade de vida ou com empregos dignos; Ao contrário, o desemprego não para de crescer, a informalidade tornou-se o padrão de vida e isso se repete de geração em geração.
Isso não só afeta verdadeiramente a economia do país, mas também expõe um sistema jurídico frágil, que alguns usam para se beneficiar de isenções fiscais para estrangeiros, para se enriquecer e promover uma concorrência desleal com a indústria uruguaia que já nos custa bastante.
Limitar a liberdade de comércio é restringir um direito humano; Ter que se esconder e arriscar até a própria vida para ter acesso a bens de consumo, alimentos básicos ou fontes de energia não vale para nenhum cidadão, então é claro que isso deve mudar.
Esclareço que não se trata de uma crítica às ações de quem atua na alfândega, policial ou militar; Mas é difícil acreditar que por mero acaso as forças do Estado fiquem estacionadas por doze ou dezoito horas em estradas por onde passam apenas motocicletas carregadas com até 20 botijões de gasolina ou comida, enquanto o marketing não é reprimido na capital, nem os evasores punidos no linha de fronteira onde começa a ilegalidade. A inteligência do estado está muito ocupada com outras funções, a ponto de não cuidar mais do que realmente importa, como drogas, armas ou tráfico de pessoas?
Acreditamos e confiamos, com esperança, que isso mude em breve, e assim, um dia, veremos a verdadeira justiça contemplando os quilómetros históricos, ancestrais do país …
Richar Enry Ferreira

Loading

Produtor e documentalista, investigador, escritor, jornalista e amigo da natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Rolar para cima